O IBGE divulgou nesta terça-feira (3) os mais recentes dados sobre o Produto Interno Bruto brasileiro. Segundo o instituto, o PIB avançou 0,9% no terceiro trimestre, acumulando um crescimento de 3,3% em 2024 até o momento, com projeções de alta para os resultados finais do ano. Esses números colocam o Brasil em destaque entre as economias do G20, à frente de Estados Unidos e França e empatado com a China.
O crescimento anunciado segue sobressaltando o mercado e a mídia, que insistem no tom de “perplexidade” a cada nova divulgação positiva. No início do ano, analistas e economistas apontavam para um aumento de 1,5% no PIB. A realidade é que essas surpresas frequentes soam constrangedoras. A economia do país não está respondendo a um acaso, mas sim a um governo que soube recolocar o Brasil no rumo certo.
Depois da divulgação dos dados, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda já indicou que revisará para cima a previsão de crescimento do Brasil para 2024. Para 2025, a projeção é de alta de 2,4%, consolidando a trajetória positiva iniciada em 2023.
Como não poderia deixar de ser, o presidente Lula comemorou o anúncio em suas redes sociais. “Continuamos com o PIB crescendo e criando mais emprego e renda na mão dos brasileiros”, declarou.
Pibão
O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), reforçou o otimismo. “Aos agourentos: vem aí o “Pibão 2024”. O Brasil cresceu 0,9% no trimestre e avançou 4% em um ano. Somos um dos 8 países que mais cresce no mundo. Esse é o governo Lula mostrando que tem compromisso com o povo brasileiro”.
Deputado Josias Gomes (PT-BA) – “O crescimento do PIB em 0,9% no terceiro trimestre mostra que o governo Lula colocou a economia no rumo certo. Este crescimento vem acompanhado de mais geração de empregos formais e aumento da renda dos trabalhadores, ou seja, o Brasil cresce e melhora a vida do povo”.
More Stories
Camaçari: Prefeito Caetano participa da entrega das cesta de Páscoa
Prefeito de Feira de Santana se reúne com Governo da Bahia para tratar do Programa Bahia pela Paz
Populares organizam manifestação contra blitz no trânsito de Candeias