O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Governo federal decide não retomar horário de verão em 2024

Brasìlia (DF), 16/10/2024 - Ministro Alexandre Silveira (Minas Energia), durante entrevista para falar sobre os apagões em São Paulo e a volta ou não do horário de verão Foto:Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado este ano. Nos próximos meses, o governo avaliará se a medida será restabelecida a partir de 2025.

“Nós hoje, na última reunião com o ONS [Operador Nacional do Setor Elétrico], chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, disse o ministro.

Segundo Silveira, a segurança energética está “assegurada” para o período, ao mesmo tempo, que existe o início do processo de reestabelecimento da condição hídrica. “Temos condições de chegar depois do verão em condição de avaliar, sim, a volta dessa política em 2025”, explicou.

“É importante que ele [horário de verão] seja sempre considerado, ele não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político. É uma política que tem reflexos tanto positivos quanto negativos no setor elétrico e na economia, portanto, deve sempre estar na mesa para uma avaliação precisa do governo federal”, complementou o ministro.

 

Mesmo com a recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) em setembro, o ministério entende que as condições hídricas e dos reservatórios melhoraram, evitando a antecipação da medida em 2024.

Se fosse adotado ainda este ano, setores cruciais da economia, como a aviação, teriam pouco tempo para ajustar suas operações. Quando estava em vigor, o horário de verão era aplicado entre outubro/novembro e fevereiro/março de cada ano.

No entanto, em 2024, a implementação só poderia ocorrer em novembro, o que impediria o melhor aproveitamento da medida, que ocorre entre outubro e dezembro, segundo o ministro.

 

Jerônimo afirmou ter ‘plano’ para uma eventual adoção

Questionado sobre a adoção do horário de verão, durante a divulgação dos 29 editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab Bahia), o governador do Estado afirmou se tratar de um tema sempre “muito polêmico”. Segundo ele, que afirmou não ter tido “nenhuma manifestação contrária” a uma eventual adoção, a temática era bem vista pelo trade turístico, porque movimenta a economia.

 

MUITA INFORMAÇÃO