Os alunos do Colégio Professor Dásio José de Souza, que foram os primeiros contemplados pela parceria entre a montadora Ford, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde do município; com uma unidade exclusiva do odontomóvel para atendimento bucal, tem razões de sobra para comemorar a marca de 2.105 procedimentos realizados só no primeiro semestre.
É sabido por todos que procedimentos odontológicos possuem custos elevados, fora da realidade da maioria das famílias da região. Ter serviços como: profilaxia, curetagem, raspagem, aplicação de flúor, restaurações, evidenciação de placa bacteriana dentre outros, a disposição do alunado, é um prato cheio quando o assunto é a necessidade e oportunidade no acesso gratuito.
Segundo Rosana Villas Boas, diretora do Colégio Professor Dásio, que reúne 479 alunos do 6º ao 9º ano, nos períodos da manhã e a tarde, a chegada desse projeto foi um ganho muito importante para o município, principalmente para o cuidado e prevenção da saúde bucal. “Todas as pessoas querem ter dentes bonitos e bem cuidados, más é privilégio de poucos e graças ao prefeito Dr. Pitágoras as nossas crianças estão tendo esse privilégio”, pontuou Rosana.
A próxima escola a receber o caminhão consultório será definida de acordo a logística do projeto e divulgado com antecedência a escola para ser informados aos pais e alunos.
Sobre o Odontomóvel
O projeto social da Ford existe desde 2011, tendo como principal foco a prevenção, que visa mobilizar, capacitar, conscientizar e propor uma mudança de atitude nas crianças e jovens que serão atendidas.
Em parceria com a Secretaria de Educação, que sempre indica as escolas para essa iniciativa, e com a Secretaria de Saúde, que também ajuda na seleção para os atendimentos, que o programa consegue se dirigir aos locais onde a cobertura bucal tem mais dificuldade para chegar.
O Odontomóvel é montado sobre um caminhão F-350, a unidade tem a estrutura completa de um consultório odontológico A equipe de atendimento é formada por dentista, auxiliar, motorista e coordenador. O projeto, além de promover tratamento dentário às crianças e jovens, alerta para a prevenção aos cuidados que elas devem ter com a saúde bucal. Todos os atendimentos serão realizados mediante autorização dos pais.
More Stories
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias
Seleção Brasileira jamais perdeu atuando em Salvador