O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, demonstrou algum receio em ralação a utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano.
Em sua participação na abertura de um seminário sobre inteligência artificial e eleições, promovido pelo TSE e pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV), ocorrido nesta terça-feira (21), Moraes disse que a IA fortalecer a criação e disseminação das Fake News, o que pode interferir no resultado das eleições.
“A inteligência artificial, principalmente anabolizando as fake news, pode mudar o resultado de uma eleição. Porque até que aquilo seja desmentido, até que chegue a versão verdadeira a todo o eleitorado, isso pode mudar milhares de votos. Consequentemente, isso pode fraudar o resultado popular”, afirmou Moraes.
Em fevereiro deste ano, o TSE aprovou uma resolução que visa regular a utilização de tecnologias de IA nas campanhas das eleições municipais deste ano. O texto proíbe as “deep fakes” e o uso da inteligência artificial só poderá ocorrer desde que as campanhas informem que o conteúdo foi elaborado a partir de uma ferramenta do tipo.
bnews
More Stories
Orgulho de ser avós de uma Joia, Um Dia dos Avós para guardar no coração!
Filho de Candeias, Sr. SinéZio, reencontra os netos Alice Bianca e João após 22 anos no Domingão do Huck
Mortes violentas aumentam em Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo em 2024