O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Equipe de Candeias participará de torneio nacional de robótica em Brasília

 

Sete projetos baianos, entre eles, um formado por alunos do Sesi de Candeias irão participar de torneios nacionais de robótica em Brasília. Os eventos são organizados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e serão realizados durante o Festival Sesi de Educação, previsto para os dias 28 de fevereiro até 02 de março. As melhores equipes brasileiras disputarão a etapa mundial em Houston, nos Estados Unidos.

O projeto realizado pela equipe Robolife, formada por oito estudantes da Escola Sesi de Candeias, participará da etapa nacional da First Lego League Challenge (FLL). Para esse ano, eles criaram o “Futlife”, um sistema que insere narrações em um jogo de futebol de botão. A equipe ficou em terceiro lugar na etapa regional.

“Eles precisavam escolher o hobby de alguma pessoa da equipe e escolheram o futebol de botão. Na nossa escola, apenas 2% dos estudantes efetivamente jogam. Então, nós pensamos em como aumentar o engajamento das pessoas para participarem do futebol de botão”, explicou o professor orientador do time, Clóvis Campagnolo.

Para o projeto, os estudantes inseriram dois sensores nas extremidades da mesa. Quando o jogador inicia a sua rodada, ele deve passar um cartão sobre o sensor que ativa as narrações para o seu time. São mais de 50 narrações diferentes e os áudios duram entre 3 e 10 segundos.

“A nossa mesa de futebol de botão é composta por dois sensores. Um sensor de cor, que fica nos dois lados da mesa. O sensor identifica o crachá do jogador que vai jogar e inicia a narração de um ataque. A mesa também tem um sensor ultrassônico que fica sobre o gol e detecta o movimento da bola. Então quando a bola entra no gol, automaticamente sai a narração de um gol”, conta a estudante Júlia Almeida, 14 anos.

Correio.