Com intensas atividades elétricas atmosféricas, a Bahia registrou 502.068 raios entre terça (19) e quarta-feira (20), conforme dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE). Apesar do impacto visual, não há relatos oficiais de feridos ou prejuízos até o momento.
Nesta última quarta-feira (20), os raios iluminaram diversas cidades baianas, incluindo Alagoinhas, Salvador e Camaçari, onde moradores compartilharam registros nas redes sociais. Entretanto, na terça-feira (19), a tragédia atingiu a zona rural de Medeiros Neto, com a suspeita de um jovem de 24 anos ter sido fatalmente atingido por um raio.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, indicando perigo, para 90% das cidades baianas até sexta-feira (22), devido à previsão de ventos intensos, atingindo velocidades entre 60 e 100 km/h.
As tempestades afetaram Salvador e outras localidades, resultando em quedas de árvores, interrupções de energia, destelhamentos e alagamentos. Em resposta a essa situação, a Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, decretou estado de emergência.
Já a capital baiana enfrentou, na quarta-feira (20), fortes chuvas, raios e trovões, acompanhados por rajadas de vento superiores a 63 km/h, marcando o pico mais alto registrado em 2023, de acordo com informações da Defesa Civil da cidade (Codesal).
Muita Informação
More Stories
Operação prende empresário suspeito de encomendar incêndios na BA; prejuízo foi de R$ 15 milhões
Operação termina com 35 suspeitos de integrar facções criminosas presos na Bahia
Esposa de Lucas Paquetá tira joias com receio de ser assaltada no Pelourinho: ‘medo de alguém vir e arrancar minha orelha’