Ao todo foram 180 milímetros de chuva nesse curto período, sendo que estava previsto apenas 40mm para toda a semana, ou seja: o volume de chuva na cidade foi cinco vezes mais do esperado.
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, aplicou lonas em 12 encostas espalhadas pelos bairros do Santo Antônio, Dom Avelar, Areia e Malembá; além de fazer desobstrução de córregos e limpezas de canais. Os números ainda apontam que o Centro da cidade foi a localidade que mais choveu, com o acumulado de 50,16 milímetros de água.
O superintendente da Defesa Civil de Candeias, Abdoral Júnior, explicou que a grande quantidade de chuva é ocasionada pelo fenômeno natural do El Niño. “Esse fenômeno acontece quando massa de ar quente se mistura com a massa de ar fria, mudando as rotas dos ventos e formando uma frente fria nas regiões. Começou no Sul do país, sudeste e veio subindo para o Nordeste, se intensificando no sudeste baiano, como Porto Seguro, Ilhéus, Caravelas, entre outros”.
A frente fria deve perder força a partir do meio-dia desta quinta-feira (9).
Em caso de riscos, alagamentos, enchentes e desabamentos, a população pode solicitar o Disk Defesa Civil, entrando em contato pelo número (71) 3599-0226.
More Stories
Feirantes de Candeias que estão nas ruas da cidade já podem retornar para seus pontos no Centro de Abastecimento
Moqueca: O Prato Que se tornou tradição que celebra a Sexta-feira Santa
Escola Joias de Cristo realiza tradicional Ceia de Páscoa.