Durante mais de quatro horas, equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia somaram esforços com pescadores e integrantes de organizações ambientais de proteção para desencalhar e devolver ao mar um filhote de baleia Jubarte, preso na praia de Itapuã. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (1).
Segundo a comandante da Coppa, major Érica Patrícia, a unidade foi acionada pelo Inema, que tomou conhecimento do encalhe do animal.
No local indicado, os policiais entraram no mar e se uniram a pescadores, integrantes do Instituto Baleia Jubarte e, mais tarde, profissionais do CBMBA e desenvolveram estratégias para retirar o animal.
Em duas tentativas, o animal foi removido de onde estava, mas devido a desorientação, acabou voltando a encalhar. Na terceira tentativa, com uso de força, o grupo conseguiu liberar a baleia.
A major frisou ainda que, durante toda a ação, os policiais também orientaram os pescadores sobre os prejuízos da pesca com bomba, redes de arrasto, além da importância de manter as praias livres de sacolas plásticas e outros itens que causam danos ao meio ambiente.
“Fica agora a torcida que este filhote encontre sua mãe e siga seu caminho”, falou esperançosa
More Stories
Orgulho de ser avós de uma Joia, Um Dia dos Avós para guardar no coração!
Filho de Candeias, Sr. SinéZio, reencontra os netos Alice Bianca e João após 22 anos no Domingão do Huck
Mortes violentas aumentam em Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo em 2024