Trabalhadores e centrais sindicais realizaram um protesto, na manhã desta quarta-feira (17), na BR-324, no município de Candeias, a aproximadamente 46 quilômetros de Salvador. De acordo com informações do Sindicato dos trabalhadores da indústria química, petroquímica, plástica e farmacêutica (Sindiquímica), os manifestantes se reuniram por volta das 5h, na altura da comunidade Menino Jesus.
No ato, os trabalhadores protestam contra as reformas da Previdência e trabalhista, além da possibilidade de venda da refinaria Landulpho Alves pela Petrobras. Devido ao ato, o trânsito ficou congestionado na rodovia no sentido Feira de Santana.
“Traz uma série de prejuízos, não somente para os trabalhadores da classe petrolífera, mas também para a população, a sociedade baiana. Foi a refinaria que trouxe industrialização para nosso estado, todo o desenvolvimento econômico a partir da indústria aqui na Bahia foi por conta da refinaria. Representa 27% de todo o ICMS do estado. A maior indústria do Nordeste”, disse o presidente do Sindicato dos Petroleiros, Dayvid Bacelar.
A venda de 70% da refinaria para a Total, francesa líder do ramo petrolífero, é especulada desde o início deste ano. Em janeiro, a Petrobras afirmava que “não procedia qualquer informação” sobre o repasse da refinaria instalada em Madre de Deus — como fez à revista Valor Econômico —, quando questionada, na última segunda-feira (15), o discurso da estatal foi outro. “Os projetos de desinvestimentos e parcerias estão sendo submetidos individualmente à Diretoria Executiva e, se aprovados, serão divulgados ao mercado”, disse em nota.
Fonte : Metro 1
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Com início no Malembá, Rosevaldo Adorno ressalta importância do projeto “SEMAN nos Bairros” em Candeias
Vereadora Tânia Batista destaca ação da SEMAN no bairro do Malembá