Trabalhadores e representantes de sindicatos fecharam na manhã desta quarta-feira (30) a entrada no Polo Industrial de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS), como forma de protesto ao anúncio do fechamento da unidade da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA).
Com isso, trabalhadores não puderam chegar às empresas nas primeiras horas da manhã, paralisando parte das atividades no Polo. Cerca de 1 mil pessoas se concentraram em frente à Braskem, que fica na Rua Eteno e, de lá, às 9h, eles fizeram uma caminhada até à porta da Fafen.
Segundo Radiovaldo Costa, diretor de comunicação do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), o fechamento pode gerar cortes em empregos ligados de forma direta e indireta à empresa. Ele calcula que 400 funcionários tercerizados da Fafen devem ser demitidos. Já os trabalhadores da Petrobras, cerca de 250 deles, serão realocados para outras unidades da estatal em outros estados.
O impacto também deve atingir outras empresas do setor, já que para continuar trabalhando na região, elas terão que recorrer às importações para substituir os insumos fornecidos pela Fafen.
O fechamento também deve impactar, ainda segundo Radiovaldo, a geração de receita para a cidade de Camaçari e do estado da Bahia. Algo em torno de R$ 60 milhões. A decisão de fechamento também se estende para a unidade da empresa no estado de Sergipe.
Correio.
More Stories
Orgulho de ser avós de uma Joia, Um Dia dos Avós para guardar no coração!
Filho de Candeias, Sr. SinéZio, reencontra os netos Alice Bianca e João após 22 anos no Domingão do Huck
Mortes violentas aumentam em Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo em 2024