O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Simões Filho: 4 mil vagas gratuitas para exames serão oferecidas pelo Sesc em Simões Filho

A unidade móvel do Serviço Social do Comércio (Sesc) Saúde Mulher oferece mais de 4 mil vagas de exames gratuitos de mamografia e ginecológicos em em Simões Filho, na região Metropolitana de Salvador (RMS). O caminhão adaptado ficará instalado na Praça da Bíblia, no centro da cidade, durante quatro meses, a partir desta quarta-feira (04 de julho).

Ao todo, a unidade disponibilizará 4.242 exames gratuitos, sendo 2.156 exames de mamografia para prevenção do câncer de mama e 2.086 exames de preventivo ginecológico – Papanicolau, além de ações educativas para a promoção da saúde.
Os exames oferecidos serão: 
– preventivo ginecológico (papanicolau): indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual. É feito uma raspagem com uma espécie de cotonete no interior do colo do útero, para retirada de uma pequena amostra de células, que é analisada em laboratório, permitindo identificar infecções vaginais e alterações na vagina e no útero que podem ser indicativos de câncer. O exame não dói, mas pode haver desconforto quando o médico faz a raspagem das células do útero.
– mamografia: exame realizado em mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama) com idade entre 50 a 69 anos.
Como fazer o exame
As interessadas deverão procurar o posto de atendimento do seu bairro para realizar o agendamento, munidas com a cópia do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Após a marcação, é só aguardar o atendimento, que acontecerá de segunda a sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 16h na unidade móvel da Praça da Bíblia. Para maior comodidade, a prefeitura irá disponibilizar transporte nos bairros mais distantes do Centro.
A Estrutura
A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório ginecológico para realização de exames; sala de mamografia: espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio; sanitário; tenda externa com espaço multimídia para ações educativas (recursos audiovisuais, projetor de imagens, aparelho de som, notebooks) para funcionamento da recepção e sala de espera da unidade; elevador plataforma para acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção.
Fonte: Simões Filho Online