O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

PÁSCOA: JESUS CRISTO PRESENTE

 

Em diversos cantos do mundo e de nosso Brasil, vemos aumentar o clamor do povo que pede vida e paz diante de um quadro caótico causado pela violência que mata crianças, jovens, homens e mulheres de diferentes classes sociais e de seguimentos diversos em nossos dias e que nos deixa numa situação de insegurança e medo.  A cada dia recebemos a triste notícia de mais mortes, muitas vezes já nos parece normal tal situação onde nos sentimos impotentes. Mas é preciso uma reação que nos ajude a refazer o caminho da paz do amor, do perdão, do diálogo que nos ajude a superar a violência para sonharmos a cultura da Vida, da vida em abundância a todos: “ Eu vim para que todos tenham vida. ( Jo. 10,10 ). Esta mensagem de Páscoa é um ressoar destes clamores pela VIDA, mas sobretudo um  daquela manhã do DOMINGO DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR que mais uma vez festejaremos em nossa páscoa cristã. A Ressurreição de Jesus Cristo comprovada pelas Escrituras Sagradas é o mais fidedigno testamento desta verdade que a Igreja anuncia ao longo da história, com a pregação e testemunho dos Apóstolos. “Ressuscitou conforme as Escrituras” (Credo Niceno-Constantinopolitano).

Esta é a verdade maior que anunciamos ‘o Mistério Pascal’ de JESUS CRISTO, sua Paixão, Morte e Ressurreição. Realidade central de nossa fé cristã que move e sustenta a esperança de todos os fiéis batizados em nome do DEUS UNO E TRINO; presente com seu Santo Espírito “Senhor da Vida” na Igreja que reúne e congrega todos no AMOR desse único Espírito. O Apóstolo nos diz: ‘ se não acreditamos e não pregamos que Ele ressuscitou vã é nossa fé..’ (         ).

A Páscoa é a certeza que move nossa fé, nossa esperança e caridade, destas virtudes teologais, a caridade, jamais passará! (1 Cor 13, 8 ).pois a Ressurreição de JESUS é a prova que’ o AMOR é mais forte que a morte ‘(         ), e é sua Ressurreição o desejo do seu coração que entrega ao coração do Pai o destino de todos nós: a VIDA ETERNA.

A Vida nova brota da árvore da vida que é a CRUZ REDENTORA, na Cruz Ele venceu a morte e o pecado e trouxe vida nova à todos!  .Com seu sangue derramado lavou nossos pecados e salvou toda humanidade. Vivemos em tempos difíceis, áridos, de secura espiritual, nos encontramos  amíngua em certas situações pessoais e comunitárias ,as instituições estão desacreditadas ,homens e mulheres sofrem as mazelas de seus pecados e esvaziamentos e cada vez são atingidos por aquilo que gera uma’ cultura de morte’ ,morte dos valores, dos bons costumes ,da ética e dos autênticos princípios que geram vida ao gênero humano.

Precisamos defender o que somos e que cremos! Há uma grande necessidade de lutar hoje pela primazia da vida, da vida que gera vida, pois a vida só é sustentada plenamente se ela brotar da própria vida que é sustentável: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’ disse Jesus.(         );somos e seremos verdadeiramente Nele.

DEUS é o Senhor da vida, o Criador de todo ser vivo, de todas as coisas visíveis e invisíveis ,Jesus Cristo é a expressão e glória do ser de Deus, que venceu a morte e nos revela o desígnio para todos que Nele crer: ‘ quando Cristo nossa vida aparecer em vós sabereis quem sois’; somos aquilo que cremos, mas não crer só a partir de si mesmo, mas a partir ‘DAQUELE QUE ME AMOU E SE ENTREGOU POR MIM’ como nos diz o Apóstolo Paulo.

Vivemos hoje em meio aos muitos clamores pela vida, vida de nosso meio ambiente, dos animais, das fontes e nascentes enfim da biodiversidade, mas urge trabalharmos para que não seque no nosso interior ‘os rios de água viva’ que é promessa de Deus aos que O buscam  pela fé e amor. Não podemos deixar morrer em nós o homem interior  ’não temais os que matam os corpos mas, não podem matar a alma’.

Que bom que muitos clamam e defendem a vida, que mesmo passando por situações de dor e sofrimentos, pelas perdas muitas vezes dolorosas também bradam um grito de esperança.

Aqui em Candeias na Bahia onde exerço meu apostolado vejo nos velórios que passam perto de minha porta, as pessoas quer num contexto de violência ou não, manifestarem seus anseios pela VIDA. Meu filho… JOÃO… presente! Minha mãe GLÓRIA… presente ! Meu amigo PEDRO … presente! De diferentes maneiras fazem suas homenagens aos seus que partiram.

JESUS CRISTO está presente porque é AMOR que se doa, mas é o amor ‘ que ainda não é amado’ e conhecido por muitos, assim a humanidade vem sofrendo cada vez a ausência do bem, da paz, da justiça e do amor .É preciso seguir os passos de Jesus, abraçar a Cruz para assim vencermos com Ele todo o mal. Os cristãos hoje perseguidos na guerra da Síria, que já destruí a vida de tantas pessoas, principalmente das crianças e mulheres e toda a situação dos refugiados revela uma tragédia mundial. Só o AMOR vencerá o ódio, a intolerância, a vingança, a violência ; e assim o mundo não será um monte de escombros, mas ‘ um jardim de esperança’ para que todos vivam felizes como bem profetizou São João Paulo II.

JESUS CRISTO É VIDA E ESTÁ PRESENTE, Ele  é o Ressuscitado! Nestes últimos 40 dias que chamamos de Quaresma recebemos a CINZAS como símbolo de nossa origem, como ser formado do pó, do chão, da condição de pecadores e frágeis para sermos restaurados á graça da vida nova recebida no Batismo. A oração, o jejum e a esmola nos foram indicados para bem vivermos nossos exercícios espirituais no caminho de uma sincera conversão. Após este tempo favorável de penitência chegamos ao DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR.

Jesus entra em Jerusalém para ali morrer e foi aclamado Rei.  Com ramos e palmas nas mãos (sinal também de nossa entrada futura na JERUSALÉM CELESTE para o encontro com o REI da Glória) e com o Hosana nos lábios a Igreja nos convida a SEMANA MAIOR OU SEMANA SANTA ,onde recordamos  os sagrados sentimentos e gestos de JESUS CRISTO em seu amor à vontade do Pai e para salvar a ‘ o homem e todo homem’. Nós cristãos somos chamados a renovar nossa   fé, esperança e amor no Ressuscitado, alvejando assim nossas vestes no Sangue do Cordeiro Santo e Imolado.

Ao recordarmos sua VIA SACRA queremos lembrar que Ele está PRESENTE, e caminha ao lado de todos os que sofrem. Ele vem sempre nos ajudar  e espera que sejamos também como o bom Cirineu, que consolemos os aflitos e enxuguemos as lágrimas dos que estão tristes e padecem. Ele é PRESENTE e nos presenteia sua MÃE, NOSSA SENHORA DAS DORES, Ela é nossa intercessora em todas as horas. Ela sabe de nossos medos e angústias, Ela antecipou a hora de seu Filho nas Bodas deu aos convivas o melhor vinho.

( Jo. 2,10).

Mas é na derradeira Ceia que aquele pão e aquele de vinho será ELE mesmo , pão da Vida e cálice da nova e eterna aliança. JESUS CRISTO é presente  na Eucaristia, e vem a nós pela força do Espírito nas mãos do sacerdote .Jesus  Cristo é presente no coração do servo humilde que não busca ser maior ,mas se faz servo de todos como fez  Jesus  lavando os pés dos discípulos: “ Portanto, se eu o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” ( Jo. 13,14).

A Santa Missa é sacramento e Sacrifício ( São Tomás de Aquino),é o Sacramento da Caridade (São João Paulo II) ‘ é o ápice de toda ação da Igreja de onde emana toda sua força’( SC ) é o memorial permanente daquela  Ceia que de forma incruenta nos deu seu Corpo e seu Sangue antecipando na Ceia  a  sua entrega cruel, pela obediência até a morte e morte  de Cruz. Assim até nossos dias a Santa Igreja realiza o que a Palavra nos atesta: “ o que  eu recebi do Senhor, foi isso que eu vós transmitir: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e , depois de dar graças, parti-o e disse: ‘Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim’ ….” ( 1 Cor 11,24 s).

No silêncio da Sexta-Feira Santa, com jejum e em oração por toda Igreja e a humanidade, aos pés da Cruz e beijando-a , contemplamos a humildade do Salvador e recordamos sua PAIXÃO E MORTE DE CRUZ ; o plano salvífico do Pai que nos enviou seu Filho para nós salvar. Na jubilosa Vigília Pascal do Sábado Santo devemos reacender em nós o brilho da nova luz e assim renovar nosso BATISMOS como novas criaturas em JESUS CRISTO, assim anunciamos o dia sem ocaso que vai surgir: ‘ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS, ALEGREMOS E NELE EXULTEMOS!’ Sejamos sentinelas e defensores da vida e tenhamos na mente e no coração esta certeza : Ele ressuscitou ! “ Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele irá a vossa frente ,na Galileia. Lá vós  o vereis ,como ele mesmo tinha dito.”  ( Mc. 16,7 ).

CRISTO CRUCIFICADO E RESSUSCITADO QUE ANUNCIAMOS É O DEUS DA VIDA, SEMPRE PRESENTE ENTRE NÓS! QUE CADA MANHÃ DE NOSSAS VIDAS SEJA UM BRADO DE ALEGRIA! QUE CANTEMOS SEMPRE O GLÓRIA E O ALELUIA! ELE É PRESENTE! SEJAMOS TAMBÉM MAIS PRESENTE NESTA HISTÓRIA DE AMOR SEM FIM!

PAZ E BEM!

                                                      

 

Fonte: Pascom Candeias

  Frei José Nasareno de Sousa Santos OFMConv.

Vigário da Paróquia Nossa Senhora das Candeias