O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Mutirão do Hospital da Mulher soma 300 cirurgias em 15 dias

 

Em quinze dias, o 1º Mutirão de Cirurgias do Hospital da Mulher já contabiliza 300 procedimentos cirúrgicos realizados. Iniciada em 19 de janeiro, a ação deve seguir até o final de abril, somando cerca de 1.500 pacientes operadas de diversas regiões estado e zerando a fila da unidade, formada por esse número de mulheres, atualmente.

O intuito da ação é, justamente, diminuir o tempo de espera para cirurgias ginecológicas e gerais. Para tanto, uma equipe formada por 50 profissionais médicos e técnicos, dedicada exclusivamente ao mutirão, ocupa, desde o início da ação, centros cirúrgicos do Hospital da Mulher, todos os finais de semana.

O diretor técnico do Hospital da Mulher, Paulo Sérgio Andrade, explica que “hoje, mulheres de toda a Bahia procuram a unidade e algumas das especialidades acabaram criando uma fila de procedimentos cirúrgicos. O Mutirão surgiu da preocupação em atender essas mulheres em um tempo hábil e merecido e vem sendo feito aos finais de semana, dando vencimento a essa fila”.

A doméstica Márcia Silva Santana, 36 anos, estava com cirurgia marcada somente para junho, mas foi submetida ao procedimento da histerectomia total neste sábado (2) e deve receber alta ainda no início dessa semana. “Fui fazer uma ligadura e foi descoberto o mioma, então fui encaminhada aqui para o Hospital da Mulher. Eu achei que fosse demorar, mas foi tudo muito rápido. Eu tenho uma amiga que sofre do mesmo problema, tem plano de saúde e começou a correr atrás para retirar o mioma na mesma época que eu e ainda não conseguiu ser operada. Gostei muito de todo o atendimento”, garantiu.

Com o mesmo problema, a diarista Clenice Ramos dos Santos, 45 anos, conta que conseguiu ser referenciada para o Hospital da Mulher e em pouco tempo teve o problema solucionado. “Tinha muita hemorragia e de quatro meses para cá, graças a Deus, fui atendida, já fiz a cirurgia e estou ótima”, comemora.

Atendimento

Há dois anos em atividade e somando mais de 343 mil atendimentos, o Hospital da Mulher realiza procedimentos cirúrgicos por intermédio do sistema Lista Única, no qual a paciente é cadastrada por uma unidade ou secretaria de saúde do município onde reside, após ser identificada a necessidade de acompanhamento e, posteriormente, comparece ao Hospital da Mulher na data agendada. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo número 0800-071-4000. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O Hospital da Mulher oferece internamento hospitalar nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, hospital-dia, internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial, procedimentos de diagnose e terapias e demais serviços de apoio assistencial. São 136 leitos, sendo 10 de UTI. Em novembro de 2017, a unidade também passou a contar com o serviço de Oncologia Clínica, que dispõe de 20 poltronas para infusão de quimioterápicos, com capacidade de atender até 60 pacientes por dia.