De nada adiantou a ‘ajeitadinha’ para ser cabeça de chave: a Polônia está eliminada da Copa do Mundo. E muito graças a um ex-Palmeiras. Yerry Mina abriu o caminho da vitória da Colômbia por 3 a 0 em Kazan – Falcao García e Cuadrado marcaram os outros.

Destaque também para James Rodríguez. Ele havia começado o primeiro jogo no banco por não estar 100% fisicamente. Neste domingo, ele deu a assistência para dois gols. E chegou a uma marca incrível: participou de 10 bolas nas redes (fez seis e deu o passe para quatro) em apenas sete partidas de Copa do Mundo.

O grupo H chega à rodada final com Senegal e Japão dividindo a liderança com 4 pontos. A Colômbia tem 3, enquanto a Polônia não tem nenhum.

Assim, os poloneses chegam a rodada final com duas derrotas em duas partidas, já sem chances matemáticas de avançarem às oitavas de final da competição. Vale lembrar que o país adotou a estratégia de nem fazer amistosos para poder subir no ranking da Fifa e ser cabeça de chave na competição – o que parecia ter dado certo depois do sorteio, com um grupo até acessível.

Do outro lado, a Colômbia se recupera bem da derrota para o Japão na estreia. E chega a rodada final precisando apenas de uma vitória para garantir a classificação. Se empatar, torce por derrota japonesa para se classificar.

Os últimos jogos do grupo H acontecem na quinta-feira (28), às 11h (de Brasília). Senegaleses e colombianos fazem uma ‘final’ em Samara, enquanto os japoneses pegam os já eliminados poloneses em Volgogrado.

Na roda

O jogo começou truncado. A Polônia até tentou um chute perigoso, bloqueado pela zaga colombiana, mas os primeiro minutos foram de faltas e confusões.

Aos poucos, porém, a Colômbia colocou a bola no chão e os poloneses na roda. Dominou completamente a posse de bola e até achava bons espaços, principalmente em enfiadas de James Rodríguez, mas pecava no último passe ou abusava de cruzamentos contra a alta zaga adversária.

O melhor jeito de atacar era pelo lado direito, com Cuadrado. E foi assim que veio a melhor chance, aos 35 minutos. O jogador da Juventus dançou e passou como quis pela marcação, mas acabou bloqueado na hora de chutar cruzado, na saída do goleiro.

Uma pitada de Palmeiras no Mundial

E foi pela direita que saiu o primeiro gol do jogo. Com uma pitadinha de Palmeiras.

Em cobrança ensaiada de escanteio, Quintero deixou James Rodríguez com espaço para levantar a cabeça e olhar para a área. Ele achou Mina livre e cruzou com uma perfeição magistral para o ex-palmeirense ganhar da zaga e cabecear para o gol.

Quem não faz…

Quase toma!

A Colômbia continuou dominando o começo do segundo tempo. E criou duas boas chances. Primeiro com Falcao García errando o alvo na finalização da entrada da área, e depois com James Rodríguez tendo bloqueado um chute que tinha o endereço certo em ótimo contra-ataque colombiano.

Aos 12, porém, Lewandowski teve sua chance de ouro para deixar tudo igual. Em chutão da defesa polonesa, ele aproveitou bobeada da defesa e apareceu livre na cara do gol, mas parou em ótima intervenção de Ospina, que saiu debaixo das traves para abafar o lance.

… e faz depois!

O susto serviu para mostrar a Colômbia que ela precisava matar o jogo. E assim aconteceu!

Aos 23, Quintero recebeu na intermediária e deu um passe açucarado. Falcao apareceu livre, na frente do goleiro, e só teve o trabalho de deslocar Szczesny para marcar seu primeiro gol em Copas do Mundo.

Seis minutos depois, foi a vez de James Rodríguez servir um companheiro com perfeição mais uma vez. Ele deixou Cuadrado sozinho, e Szczesny não teve chances mais uma vez.